Olá caro leitor...
Fique a vontade para dar suas sugestões, fazer suas críticas, aproveitar mais da nossa cultura, conhecer um pouco mais do que é, realmente, o mundo!
Saiba mais sobre: O jornalista
Obrigada, Lenice S.
RSS
content top

Diferentes maneiras de protestar: um discurso para o mundo


Seven Suzuki
Em um mundo cheio de desigualdades, marcado pela globalização e por conflitos armados, o individualismo se destaca acima de praticamente tudo e todos. Com uma coragem inacreditável (e que muitos gostariam de ter), uma menina canadense, Sevem Suzuki – de apenas 12 anos na época – proferiu um discurso no plenário da Rio Eco- 92, encarando uma plateia formada por políticos que representam forças capazes de transformar ou não o planeta onde vivemos.
A fim de representar milhões de vozes que nunca são realmente ouvidas, a menina em questão enfrentou autoridades e autoritarismos para dizer que a Terra está morrendo. Sem o medo que costuma calar a maioria da população mundial, um discurso de cinco minutos calou a todos.
Aos que não acreditam em protesto público, por ser uma ação que na maioria das vezes é sufocada de maneira brusca, como o recente caso em que policiais agrediram idosos que reivindicavam seus direitos, é difícil acreditar que uma menina tão jovem usasse esse mesmo “protesto público” para mostrar seu ponto de vista. Uma visão de mundo mostrada de maneira válida e justa.
Por outro lado, o jornal O Estado de São Paulo publicou no dia 03/08/2011 (aqui!), que o hacker (@Japon3sR4ul) invadiu a conta de e-mail do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, como forma de protesto contra a administração dele na cidade. Será que existe algo mais secreto que população brasileira desconhece?
No caso da jovem canadense Sevem Suzuki, a luta por um mundo melhor, que ensina jovens e crianças o valor da natureza e do mundo e fundou a Organização das Crianças Ambiental (ECO), composto por um grupo de meninos e meninas dedicadas a aprender e ensinar outros jovens sobre as questões ambientais. Claramente, Seven está mais que apoiada por seu ato de querer mudanças e certíssima, quando teve essa atitude magnífica de querer fazer a diferença enfrentando uma grande quantidade de representantes dos governos. Pois com o seu grupo, Michelle Quigg, Vanessa Suttil, e Morgan Geisler, ela arrecadou dinheiro para participar da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, e assim foi reconhecida por milhares de pessoas em todo o planeta.
O tema abordado por Suzuki, 19 anos atrás foi exposto a mais de 100 chefes de Estado. É possível então, que essa ação tenha aguçado algum tipo de efeito em boa parte das pessoas presentes, porque esse é um assunto de interesse global, pois trata da preservação da biosfera e da humanidade presente e futura.
É possível também que os representantes dos governos, por não trabalharem em equipe e não pensarem a longo prazo, não tenham tido bom senso, inteligência e consciência do que tratava aquele “ataque repentino de Seven Suzuki” contra a burocracia.
Pois é, passaram-se 19 anos e em vários sites da internet apontam que depois de todo esse tempo não ocorreram mudanças significativas, ou seja, não foram tomadas as providências que a população do planeta esperava e precisava. Contudo, é bom lembar que o vídeo que registrou esse discurso da jovem canadense continua sendo buscado e exibido na internet, o que com certeza, conscientiza e conscientizou muitas pessoas, mesmo que ainda não tenha atingido aqueles que dirigem nações.
Enfim, de um discurso ao mundo, Suzuki lançou um livro com o tema, abordando a questão ambiental e direcionado às famílias, além de continuar fazendo a diferença sendo ativista ambiental, palestrante internacional, apresentadora de TV, autora e membro ativo do painel sobre o Meio Ambiente das Nações Unidas. As atitudes de Sevem Suzuki diferem muito das atitudes do hacher que pretendia “protestar”, invadindo a conta de e-mail de um político (perdendo a validade da reinvindicação, logo que agiu fora da lei, como aqueles que ele critica), mostrando que o melhor mesmo é protestar de maneira válida, de maneira que isso abra oportunidades para si mesmo, sem calúnias e chantagens. Suzuli que o diga, não? :)
Quer assistir ao vídeo da jovem canadense? Lógico que o deixaremos logo abaixo!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 opiniões:

Postar um comentário

Free-lancer por um dia !